terça-feira, 25 de maio de 2010

Cápsulas oleosas naturais.

Suplementos funcionais? A Farmácia Essência tem o que a de melhor para você.




Óleo de linhaça, omega 3, óleo de fígado de bacalhau, lecitina de soja, óleo de alho, óleo de prímula, todos já ouvimos falar ou ate mesmo já utilizamos alguns destes óleos, sabemos que são ótimos para nosso organismo mas, quais benefícios dentre tantos se destacam neles?

Óleo de Linhaça: Uma rica fonte de ômegas 3, 6 e 9. Estes ômegas contribuem para a funcionalidade de nosso organismo, prevenindo e minimizando uma serie de fatores indesejáveis em nosso organismo. A linhaça possui fibras com funções semelhantes às isoflavonas da soja, destacando-se como repositor hormonal e moderador da TPM e menopausa. Acelera o metabolismo e ajuda a queimar a gordura. Melhora a circulação sanguínea e remove o excesso de sódio dos rins, diminuindo a retenção de líquidos, as fibras da linhaça modificam o bolo fecal, deixando-o mais macio e atuam diretamente na parede do intestino, auxiliar no combate a cânceres como de mama, intestino, cólon e próstata. Possui antioxidantes (Selênio, Manganês, Cobre, Vitamina E e Coenzima Q10), que promovem a renovação celular, retardando o envelhecimento. Observa-se resultados muito rápidos na pele, unhas e cabelos. Redução do colesterol ruim, LDL e aumento do HDL, combatem as obstruções nas artérias, causadoras de doenças cardíacas.



Omega 3: Extraído de peixes de águas profundas, é também conhecido como óleo de peixe, é um produto importado da Noruega, um dos paises com as menores taxas de colesterol e triglicérides no mundo, acredita-se que este fato deva-se a grande ingestão de Omega 3 aos quais os Noruegueses são adeptos.



Óleo de fígado de bacalhau: É fonte de vitamina A, D e ácidos graxos essenciais como o EPA (eicosa-pentaenóico) e DHA (docosahexaenóico) são conhecidos há muitos anos como auxiliar na redução dos níveis de colesterol e triglicérides. Os ácidos graxos ajudam a reduzir os processos inflamatórios e alérgicos, bem como as doenças cardiovasculares.

Devido a sua ação benéfica sobre as membranas mucosas e células epiteliais, a vitamina D após ser absorvida, é convertida no organismo, na sua forma ativa, ou seja, a vitamina D3. Este sistema torna o sistema digestivo mais receptivo à absorção de cálcio, além de facilitar a fixação e outros minerais nos ossos. Pessoas com atividades noturnas, que tomam pouco sol, idosos e com dietas pobre em pescados, frequentemente apresentam carência em vitamina D.



Lecitina de soja: A lecitina ajuda o fígado a metabolizar as gorduras, facilitando o transporte delas no sangue. Dessa forma, além de evitar a formação de placas gordurosas na parede das artérias, contribui para o emagrecimento, pois dissolve depósitos gordurosos em formação. Cada um dos componentes da lecitina age sobre uma área específica do organismo. Os ácidos graxos atuam no tecido nervoso e no cérebro. O glicerol umedece os tecidos, evitando o envelhecimento precoce. A colina, uma vitamina, funciona diretamente no transporte da gordura e sua deficiência implica na infiltração de gordura no fígado. A lecitina de soja tem mostrado excelentes resultados no combate a males como obesidade, prevenindo também embolias, derrame, enfarte, além de favorecer um equilíbrio da pressão arterial.

Óleo de alho: Planta utilizada desde 3000 A.C. para combater parasitoses e prevenir epidemias. Na Grécia, o historiador Heródoto menciona o uso de alho para prevenir tifo e cólera.

Já no século XX, os médicos na I Guerra Mundial, utilizavam extratos de alho para evitar infecções e gangrenas nas feridas dos soldados. Na década de 60, os japoneses demonstraram a comunidade científica a ação anti-tumoral em ratos.Em 70 e 80 aumenta consideravelmente os estudos, e o Inst. de Câncer dos USA, recomenda-o na dieta como método preventivo do câncer. É efetivo no controle sangüíneo do colesterol e das lipoproteínas de baixa densidade. Reduz em até 12% o LDL. Efetivo contra o vírus da Influenza B, Herpes simples tipo I.

Óleo de prímula: Dos componentes presentes no óleo, destacam-se os ácidos graxos poliinsaturados essenciais chamados Ácidos Gama-Linolênico (GLA) e Ácido Linolêico (LA). Essas substâncias essenciais não podem ser produzidas pelo organismo, devendo ser obtidos, portanto, através da alimentação ou dos suplementos.

GLA regula a síntese das prostaglandinas. As prostaglandinas possuem efeitos no organismo como regulação da inflamação, agregação plaquetária e tônus vascular, inibir a síntese de colesterol, controlar a pressão sangüínea e ativar os Linfócitos T A tensão pré-menstrual (TPM), está relacionada a alterações no metabolismo de prostaglandinas e é caracterizada pela manifestação de sintomas de ordem física e psíquica. Seus principais sintomas são irritabilidade, dores de cabeça, inchaço de seios, dores e inchaços abdominais, edema, aumento de peso, depressão, irritabilidade, problemas de memória e concentração. Portanto a ingestão GLA presente em prímula atenua nos sintomas da tensão pré- menstrual.

GLA e LA têm fundamental importância para a membrana das células pois, são seus componentes estruturais indispensáveis para a atividade celular. Com ação na permeabilidade (função que controla a passagem de substâncias para o interior da célula, como água e nutrientes), mantém a pele saudável e hidratada, evitando o envelhecimento ou ressecamento da pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário